MOTOR NOVO

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Filosofando

Ajudando minha mãe a preparar o jantar, conversávamos sobre como certos inventos aparentemente idiotas mudaram nossa vida radicalmente. A conversa começou porque eu estava fazendo purê de batatas – quem me conhece sabe que o meu é inigualável, modéstia a parte- e falávamos sobre o espremedor de batatas. Minha mãe falou que antigamente o instrumento era nojento, que enferrujava todo e que o purê acabava ficando sardento e um prato cheio de tétano. Hoje em dia, meu purê fica pronto em 5 minutinhos...
Acho que a vida hoje é tão corrida por causa disso, tudo foi feito, não só para facilitar, só que mais para agilizar. É claro que , não só na culinária – foi um exemplo bobo de algo que despertou minha atenção – tudo na vida passa por transformações. As coisas são aperfeiçoadas e a gente tem que acompanhar esse ritmo. Só que não nos tocamos que somos os mesmos de antigamente, a mesma dona de casa que fazia purê enferrujado é a que faz o purê às pressas, falando ao telefone, pensando no trabalho do dia seguinte. É por isso que vivemos estressados, é por isso que infartamos cada vez mais novos, e é por isso nos matamos (literalmente, às vezes). Porque não fomos aperfeiçoados! Nosso projeto continua o mesmo, é claro com algumas formas mais arredondadas que outros, mas somos a mesma coisa de antes, com uma carga infinitamente maior para carregar!
Antes parecia que a vida andava em uma rotação mais lenta, que vivíamos mais... Hoje parece que cumprimos uma tabela, passamos nosso cartão quando acordamos, fazemos o que tem que ser feito e dormimos exaustos já esperando mais um dia...
Cabe a nós mesmos mudar isso, ou pelo menos amenizar. Temos que nos permitir viver pelo menos alguns minutinhos por dia como antigamente. Tente cozinhar sem usar o microondas, tente caminhar , e não correr... Tente conversar com os mais velhos , com calma e paciência. É um aprendizado para a vida toda, uma receita de vida feliz.
Um ótimo final de semana para todos!!

2 comentários:

FALA ALGUMA COISA!